sexta-feira, 11 de maio de 2012


Biologia e Português
 Os impactos ambientais provocados pela construção de uma usina hidrelétrica são irreversíveis. Apesar das usinas hidrelétricas utilizarem um recurso natural renovável e de custo zero que é a água, “não poluem” o ambiente, porém alteram a paisagem,  porque ocorrem grandes desmatamentos que provocam prejuízos a fauna e à flora, além do que, muitas famílias são deslocadas de suas residências, para darem lugar à construção dessa fonte de energia.
   Durante a construção de uma usina hidrelétrica muitas árvores de madeira de lei são derrubadas, outras são submersas, apodrecendo de baixo d’água, permitindo a proliferação de mosquitos causadores de doenças. Muitos animais silvestres morrem, por não haver possibilidade de resgatá-los. Uma usina hidrelétrica leva em média 10 anos para ser construídas  e tem vida  útil em média de 50 anos.
   A produção de energia de hidrelétrica é limitada em virtude das condições naturais necessárias, mas, apesar de sua limitação, apresenta vantagens em relação a outros tipos de energia, como petróleo, carvão e energia atômica. As vantagens da energia de hidrelétrica  são: não gera diretamente poluição, transformação limpa do recurso em energia natural,  baixo custo da geração de energia, a água é um recurso natural e crescimento do turismo na região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário